Helping Hand Coimbra

A Helping Hand Coimbra é um projeto de um vasto grupo de entidade públicas e privadas, bem como de cidadãos anónimos que se unem em torno da Fundação Eugénio Leite com a missão de apoiar a integração de famílias ucranianas que chegam à nossa cidade.

Em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e referenciado sempre quem chega, queremos receber e tratar da melhor forma quem nos procura vendo no nosso país uma solução para um problema tão grave como a situação que se vive atualmente na Ucrânia.

Mais do que apenas ajudar estes refugiados de guerra a sair do seu país, a nossa missão é recebê-los no seio de uma rede de apoio que contempla várias áreas:

• Apoio jurídico: para que possam ter os seus documentos legais e posteriormente ter acesso a todos os cuidados de que precisam.
  • Acompanhamento psicológico e de saúde no geral: tendo em conta a situação que estão a viver este apoio é fundamental.
  • Habitação: para que possam ter o seu porto de abrigo e possam construir aqui um novo lar.
  • Integração no Sistema de ensino das crianças: essencial para que as crianças continuem o seu percurso de aprendizagem e para que todos possam aprender uma nova língua tão diferente daquela em que estavam habituados a comunicar.
  • Integração no mercado de trabalho para os adultos: fundamental para que consigam ter uma vida autónoma e independente com a dignidade que todo o ser humano merece.

Sem poder citar nomes sob pena de deixar por referir a ajuda que nos chega de tantos lados, a Fundação Eugénio Leite representa um conjunto muito alargado de individualidades da sociedade civil e que vão de profissionais liberais, profissionais da administração pública, empresários, todos com um forte espírito de missão, que vão participar sempre em regime de voluntariado.

Em termos práticos, o que pretendemos fazer é o casamento perfeito entre quem vem e quem acolhe, dando todas as ferramentas para que se faça uma integração tranquila e positiva.

Para mais informações: ahelpinghandcoimbra@fundacaoel.org

FUNDAÇÃO EUGÉNIO LEITE A FUNDAÇÃO EUGÉNIO LEITE nasce da preocupação, cada vez maior, das Clínicas Leite e do Prof. Doutor Eugénio Leite com a comunidade, reconhecendo que a sustentabilidade é um trabalho contínuo entre empresas e sociedade civil e que esse trabalho é impulsionador e motivador para uma atitude solidária, enquanto instituições e enquanto seres humanos.

Fundação Eugénio Leite
Rua Sinais de Fogo 6 Edifício Ecrã - Parque das Nações